Palavra do Presidente

Caros Ipeanos,

O primeiro semestre de 2021 passou voando e nesses primeiros seis meses da gestão, o nosso grande desafio foi enfrentar a segunda onda da pandemia que nos obrigou, novamente, a fechar o clube por mais de 45 dias e lidar com o ônus que uma situação como essa nos submete. A experiência adquirida pela equipe no ano passado e todos os procedimentos adotados nesse longo processo de retomada, certamente nos ajudou muito a passar por esse período sem grandes percalços, mas mesmo assim tivemos que adotar medidas austeras no controle de gastos, colocamos parte da equipe em férias, ou com redução de jornada, para atenuar o impacto da perda de receita e ainda oferecer um desconto na mensalidade do associado para minimizar todos esses dias que ninguém podia vir ao Ipê. Acredito que o pior já passou e estamos confiantes que, aos poucos, as coisas voltarão bem próximas à nossa rotina de atividades, torneios e eventos de uma forma geral.

Como disse anteriormente, nesses primeiros meses de trabalho conseguimos manter nossa situação financeira sob controle e esses números podem ser vistos nos balanços financeiros publicados no Portal do Associado, seguindo a política de transparência adotada por nossa administração. Esses resultados são muito significativos pois mostram o nosso firme compromisso com o controle financeiro da instituição, apesar do forte impacto sentido com a queda de receita por conta do fechamento nos meses de março e abril. Outro ponto positivo é que já observamos um movimento de reingresso de associados que saíram do clube, há uma crescente procura pela aquisição de títulos para sócios novos e tivemos a retomada das atividades num patamar semelhante ao início do ano, o que nos dá uma boa perspectiva pela frente.

Se por um lado estamos firmes na contenção das despesas ordinárias do clube, na outra ponta estamos mantendo nossos investimentos na melhoria da infraestrutura com diversas obras recentemente aprovadas pelo Conselho Deliberativo. Estamos alinhados com as comissões para trazer projetos que visam sanar antigos problemas estruturais, trazer mais qualidade para a prática esportiva e valorizar ainda mais nosso patrimônio. A obra de drenagem do clube, que começa ali do vestiário masculino do futebol e vai até a Avenida Ibirapuera passando pelo Ipê Mirim, Campo de Society e Bar do Paulão, é um excelente exemplo disso. Estamos resolvendo um antigo problema de alagamento naquelas áreas e, além disso, colocamos um novo telhado no vestiário, vamos reformar todo o piso nesse caminho e repaginar diversas áreas no entorno. Outro investimento que já iniciamos, também muito importante, é a reforma das quadras rápidas do tênis e a troca dos refletores por LED, que aliás, é só o primeiro passo para a troca da iluminação do clube por esse modelo que é mais econômico e oferece maior luminosidade nos espaços.

Gostaria de mencionar também o trabalho que estamos fazendo com junto aos concessionários para melhorar seus serviços aos associados, que teve início com a uma grande pesquisa de opinião realizada no mês de maio. Nosso objetivo é fortalecer o relacionamento com esses parceiros celebrando um novo contrato com regras padronizadas, e adequadas para cada operação, contribuindo para que aprimorem seu atendimento e produtos oferecidos. Em breve serão divulgados mais detalhes e as novidades que estão sendo elaboradas.

Finalmente quero ressaltar o movimento que vem sendo feito na área de tecnologia da informação e comunicação do clube. Estamos implementando diversas iniciativas para atualização de processos internos, mudanças na infraestrutura para armazenamento dos sistemas de administração e banco de dados, troca de equipamentos nas estações de trabalho e o lançamento da nova versão Portal do Associado, em sua nova versão PWA, como a principal ferramenta relacionamento com os associados e que possibilita maior planejamento de todos, mais autonomia e flexibilidade para a prática de esportes no clube.

Muito embora as notícias sobre o controle da pandemia estejam mais animadoras e os parâmetros divulgados pelo governo indiquem uma flexibilização cada vez maior das atividades não essenciais, ainda temos que manter todos os protocolos sanitários, estar atentos ao distanciamento social, seguir o uso de máscaras e higienização frequente das mãos para prevenir qualquer risco enquanto estamos ainda em pandemia. Cuidem-se sempre e aproveitem tudo que o clube oferece para manter em alta a sua qualidade de vida.

Presidente Ipê Clube

Grande abraço,
Silvio Vieira Pomin
Presidente da Diretoria Executiva

  • Retorno de todas as atividades esportivas do clube, inclusive rachões e esportes coletivos.
  • Retomada de atividades para todas as faixas etárias, mesmo que em atividades especiais.
  • Abertura de turmas provisórias para atender lista de espera.
  • Implantação de aulas via sistema zoom.
  • Controle de despesas do departamento.
  • Avanço dos esportes de areia com novas turmas de beach tennis, futevôlei e vôlei de areia.
  • Retomada das aulas de squash que foram paralisadas em função da pandemia e agora já têm uma demanda por parte dos associados.
  • Aquisição de duas mesas de Teq Ball, nova modalidade que vem atender a associados de todas as idades que curtem bater bola de uma forma diferente.
  • O Beach Tennis é uma das modalidades que mais vem crescendo no clube e gerando a procura para mais aulas. Para atender esse público novo, foram formadas novas turmas kids de beach tennis a partir de 6 anos.
  • Nova turma de adolescente futevôlei para atender adolescente a partir 13 anos.
  • Organização do Brinca Ipê com periodicidade semanal.
  • Preparação de aulas especiais de festa junina dentro das modalidades de ginástica fitness.
  • Colocação de poste e tabela de basquete no paredão.
  • Comemoração do Jubileu de Brilhante (75 anos) do Ipê Clube no dia 29 de janeiro com a distribuição de bolo de aniversário e produção de vídeo especial com a participação de associados do clube. Para assistir o vídeo completo acesse.
  • Arrecadação de 530 kg de alimentos não perecíveis na campanha IPÊ FAZ BEM que foram doados para o Banco de Alimentos da Prefeitura de São Paulo que atende centenas de entidades assistenciais, responsáveis pela distribuição gratuita de refeições e repasse de produtos alimentícios para as famílias de baixa renda.
  • Homenagem em comemoração ao DIA DAS MÃES com a distribuição no hall social de um vasinho de flor como reconhecimento do seu amor e papel na vida dos filhos. Painéis comemorativos fizeram uma brincadeira com frases ditas repetidas vezes pelas mães para seus filhos, e foram complementadas com respostas igualmente de carinho.
  • Ação NAMORAR FAZ BEM para comemorar o Dia dos Namorados movimentou as redes sociais do clube. Os casais ipeanos compartilharam suas fotos com declarações de amor e receberam mais de 8.300 curtidas e 630 comentários. Os quatro casais mais populares ganharam uma cesta de café da manhã que foi entregue diretamente nas suas respectivas casas.
  • Pelo segundo ano consecutivo, não foi possível realizar este evento, mas com o apoio dos concessionários Kanandas Café, Forma Gourmet, Restaurante Caluma e Bar do Paulão a alegria contagiou os sócios que vieram no clube no SÁBADO JUNINO realizado no dia 19 de junho. O cantor, e nosso professor Leo Nillo marcou presença animando os concessionários com canções que aqueceram o coração de todos matando um pouco a saudade das festas juninas.
  • O Ipê, como em anos anteriores, realizou no mês de julho a CAMPANHA DO AGASALHO recebendo dos associados doações em de meias, roupas, agasalhos e cobertores. Todas as peças serão doadas para instituições que dão assistência para moradores de rua.
  • Campanha do VACINÔMETRO para o cadastramento, não obrigatório, de associados e colaboradores, com o registro de vacinação do Covid 19, possibilitando o acompanhamento do ritmo de imunização dos frequentadores do clube.
  • Lançamento de uma nova versão do aplicativo do Ipê Clube com o objetivo de oferecer uma ferramenta com melhor desempenho e segurança para os associados.
  • Realização da pesquisa anual de avaliação do clube sobre os serviços oferecidos, infraestrutura e equipe de profissionais.
  • Elaboração de pesquisa qualitativa com os associados que praticam tênis para avaliar algumas mudanças no regulamento da atividade e dinâmica de agendamento para possíveis alterações na modalidade.
  • No mês de março, o Grupo Chuvarada, apresentou na praça central a contação de história “Zum Zum Zum no Favo de Mel”, narrando a vida de uma abelhinha cercada de elementos da natureza abordando com graça e leveza temas importantes como sustentabilidade e ecologia encantando as crianças e pais.
  • Criação da ação VEM QUE TEM, um conjunto de ações, oficinas e dicas de diferentes atividades culturais como artesanato, gastronomia, fotografia, que serão oferecidas para os associados do Ipê através das nossas redes sociais, Canal Youtube e pequenas ações presenciais.
  • Realização das oficinas TRICÔ DA SOLIDARIEDADE com o apoio de Zaira Lopes, Sandra Freitas e outras associadas e colaboradoras que produziram cachecóis que foram doados para idosos abrigados em casas de repouso gratuitas, e a oficina ARTESANATO E COSTURA com a associada Marcia Sakai, que ensinou a confeccionar um PORTA CELULAR EM FELTRO.
  • Novo vídeo do Coral Ipê Clube, que desde março do ano passado mantêm os ensaios virtuais sob a regência no maestro Ricardo Barison. Neste vídeo o maestro compôs um novo arranjo da música Só pra Lembrar, de Dani Black e Zélia Duncan em homenagem a todas as mães.
  • No período de restrições para as atividades presenciais, os professores de música e teatro infantil deram continuidade ao trabalho desenvolvido por meio das plataformas digitais para os alunos regularmente escritos nas aulas.
  • Aprimoramento do processo de retorno de todas as reclamações e sugestões recebidas dos associados e busca de maior agilidade para conceder as respostas e solucionar os problemas pontuais de todos aos associados a curto e médio prazo.
  • Campanha para regularização de cadastro dependentes e beneficiários contribuintes com idade superior 18 anos com envio de e-mail marketing para esclarecimento desta demanda e solicitação de envio de documentos como declaração da Faculdade de Ensino Superior e do recibo da taxa de matrícula.
  • Regularização de dependentes com idade superior a 5 anos sem títulos para aquisição de títulos patrimoniais e inclusão das crianças no sistema, para que os pais possam fazer agendamento nas atividades disponíveis para eles.
  • Reativação das digitais e os novos cadastros estão sendo realizada na Central de Atendimento, para oferecer mais uma ferramenta de agilidade de entrada e saída do Clube.
  • Instalação de barreira de proteção nas mesas para atender os requisitos sanitários de atendimento presencial.
  • Continuidade das políticas de Transparência na Gestão de Recursos, implantadas em 2019 com divulgação do Boletim Financeiro Mensal, com as principais informações acerca das contas do clube (ordinária e de investimentos).
  • Contratação de Auditoria Independente desde 2019 para avaliação das demonstrações contábeis. Pelo segundo ano consecutivo, o parecer dos auditores foi emitido sem ressalvas.
  • Redução das taxas de inadimplência, mesmo num momento de incertezas diante da Pandemia.
  • Atualização dos informativos contábeis e fiscais, tornando as informações mais seguras e melhorando o acompanhamento das contas do clube.
  • Mantivemos a interação com áreas financeiras de outros clubes, através da participação de Comitês da ACESC e Sindiclube.
  • Acompanhamento diligente do orçamento, frente aos desafios impostos pela paralisação das atividades do Clube pela segunda vez nesta Pandemia, no início de março de 2021.
  • Férias coletivas para 90% do quadro de funcionários iniciando no final do mês março e redução de jornada de trabalho da equipe remanescente.
  • Ação proativa junto aos associados por meio de divulgação de informativos para incentivo ao pagamento e manutenção das mensalidades.
  • Estudo que permitiu a concessão de desconto na mensalidade de maio, mediante pontualidade de pagamento.
  • Negociação com fornecedores para redução das despesas sem prejuízo do retorno

Boletim Financeiro

Informações, gráficos e tabelas de Receitas e Despesas

Relatório de Auditoria

Auditor independente sobre as demonstrações financeiras

  • Instalação de piso de borracha na praça com pintura dos jogos infantis amarelinha e twister.
  • Pintura geral do Ginásio 1 (quadra e arquibancadas).
  • Novo quadro geral de distribuição de energia que alimenta o prédio administrativo/sede.
  • Manutenção corretiva nas quadras de saibro, tênis e tamboréu, troca de linhas, correção e compactação do saibro.
  • Pintura geral das quadras de tênis.
  • Novo telhado para os vestiários do campo de futebol, obra drenagem 1ª etapa.
  • Construção de calçada drenante, corredor dos vestiários de futebol, obra drenagem 1ª etapa.
  • Novas instalações hidráulicas, elétricas e de gás nos corredores e vestiários do campo de futebol, obra drenagem 1ª etapa.
  • Pintura artesanal (grafite) no corredor dos vestiários do campo de futebol, obra drenagem 1ª etapa.
  • Construção de banco e arquibancada no corredor vestiários do campo de futebol, obra drenagem 1ª etapa.
  • Diversos serviços de manutenção preventiva e serviços solicitados pelos departamentos do clube.
  • Elaboração e aplicação de Pesquisa de Satisfação dos serviços prestados pelos concessionários do clube que teve como objetivo colher o feedback dos associados com avaliação sobre espaços de alimentação e bebidas, estacionamento, salão de beleza, fisioterapia e podólogo.
  • Preparação de plano de trabalho junto aos concessionários com os resultados obtidos na pesquisa e planejamento de implementação de melhorias prevista para o segundo semestre 2021.
  • Elaboração de um novo contrato de parceria com os concessionários que visa melhorar a relação do clube com os prestadores de serviços e principalmente profissionalizar a gestão de cada um deles.
  • Desenvolvimento de ação conjunta com os concessionários de alimentação e bebidas para a realização do Sábado Junino, no qual foi oferecido aos associados um cardápio especial com as comidas típicas da tradicional Festa Junina, que mais uma vez foi cancelada pela questão da pandemia.
  • Elaboração do projeto do novo estacionamento que trará alguns serviços novos como o autoatendimento para pagamento, um novo controle de acesso que trará mais agilidade e giro nas vagas, e aumento em 10% no número de vagas. Este projeto está em fase de finalização e seguirá para aprovação do Conselho Deliberativo.
  • Durante o primeiro semestre de 2021 o Departamento de Tecnologia da Informação do Ipê Clube atuou em áreas de base visando garantir toda a sustentabilidade dos processos, tanto internos quanto melhorias que impactam diretamente os associados.
  • Movimentação de todos o nosso sistema de gestão e operações (Protheus) para ambiente Nuvem. Essa movimentação além de garantir a disponibilidade 24x7 do sistema por conta de estar hospedado num ambiente controlado permitiu a economia de verba patrimonial, pois essa decisão possibilitou a não necessidade de aquisição de Servidores mais potentes internos.
  • Terceirização do sistema e suporte às operações de Recursos Humanos através de um contrato que engloba além dessas atividades, toda a geração das obrigações que devem ser enviadas ao Governo. Cabe citar que por conta dessa ação o contrato com o fornecedor já engloba a geração dessas obrigações, evitando os pagamentos extras e pontuais a cada necessidade de envio de informações. Além disso, há o benefício de um suporte especializado para sustentar toda nossa operação de RH.
  • Melhoria na interface entre o Sistema de Associados com o Portal, minimizando ou até mesmo eliminando os problemas de integração entre os sistemas e garantindo que o associado consiga executar de maneira segura seus agendamentos, bem com participar das atividades disponibilizadas pelo Clube.
  • Criação de interface entre o Sistema de Associados com o novo Sistema da Academia a ser implantando no próximo semestre pela Diretoria de Esportes.
  • Identificação através de placas espalhadas pelo Clube das redes a serem utilizadas em cada ponto. Com isso, o associado obterá o melhor sinal possível de Wi-FI se conectando à rede com o melhor sinal de acordo com sua localização.
  • Adoção medidas de preservação do emprego e saúde dos funcionários tais como antecipação de férias, trabalho em home office, redução de carga horária e salário, protocolo de covid e por último afastamento de gestantes.
  • Início criterioso das reposições/readequações do quadro de pessoal em decorrência dos desligamentos do ano anterior.
  • Implantação de novo programa de Folha de Pagamento.
  • Manutenção da higiene e sanitização preventiva de todos os espaços do clube para cumprir os protocolos para a segurança dos associados. Adotadas novas rotinas de limpeza e controle contra insetos e pragas.
  • Implementação de cronograma diário nos setores, incluindo o procedimento de pulverização e colocação de produto desinfetante nos tapetes três vezes ao dia (manhã, tarde e noite). As pias móveis são higienizadas e abastecidas conforme a necessidade.
  • Higienização periódica em todos os espaços com utilização de equipamentos especiais e produtos indicados para sanitização adequada dos materiais.